Nova York pode ser sede de campanha e convenção democratas em 2016
13/08/14 11:32Nascida em Chicago, Hillary Clinton, a principal promessa do Partido Democrata para a Casa Branca em 2016, anda mais nova-iorquina do que nunca.
E não é só pela rotina adquirida depois que saiu do Departamento de Estado, em 2013, com idas constantes à Broadway, à luxuosa loja de departamento Bergdorf Goodman e feriados em Long Island –programação mapeada pelo “New York Times”.
A notícia, na última semana, de que a ex-secretária de Estado alugou –até 2016— um escritório de 370 metros quadrados, no 27o andar de um prédio na rua 45, com vista para a Times Square, acirrou os rumores de que ela pode estabelecer em Nova York sua sede de campanha. Fica na região também a sede da Fundação Clinton, tocada por Bill.
Ela também estaria ainda apoiando, com o marido, a campanha do prefeito nova-iorquino, Bill de Blasio, para que o Brooklyn abrigue a Convenção Nacional Democrata, daqui a dois anos.
Até agora, a defesa não foi feita publicamente pela ex-secretária de Estado, ex-senadora e ex-primeira-dama, mas, segundo três fontes próximas às negociações sobre o local ouvidas pelo “NYT”, o Brooklyn já tem a bênção do casal Clinton.
Blasio, inclusive, só teria começado sua campanha pelo Brooklyn depois que teve essa confirmação do apoio. Em um encontro com empresários na semana passada, o prefeito já teria colocado que seria um “cenário perfeito” se Hillary fosse confirmada, no Brooklyn, a candidata do partido à presidência.
A candidatura de Bill, em 1992, foi confirmada também na cidade, mas no Madison Square Garden, em Manhattan.
Nesta semana, um grupo de técnicos do Comitê Nacional Democrata está na cidade para conversar com o prefeito sobre o que o Brooklyn –bairro em que o também democrata Blasio sempre morou, até poucas semanas atrás— pode oferecer melhor ao partido do que as outras opções: Birmingham, no Alabama, Columbus, em Ohio, Filadélfia, na Pensilvânia, e Phoenix, no Arizona.
Segundo a proposta de Blasio, o custo de realizar a convenção por aqui, para o orçamento nova-iorquino, seria de US$ 8,1 milhões, se a cidade conseguisse também atingir US$ 132 milhões em doações.
O evento seria no Barclays Center, casa do time de basquete Nets. A ideia é que barcos particulares levassem os delegados e doadores democratas de Manhattan para o Brooklyn.
O que pesa contra o Brooklyn e Nova York, no entanto, é justamente o fato de abrigar já um eleitorado bastante liberal. Com isso, cidades em Estados historicamente mais indecisos, como Ohio, podem ser privilegiadas na escolha.
A escolha da sede da convenção deve ser anunciada no fim deste ano.