David Letterman: contagem regressiva
15/04/14 13:01Mais uma contagem regressiva teve início na TV americana. Dois meses após o apresentador Jay Leno deixar seu programa, o “The Tonight Show”, David Letterman, 67, anunciou, há poucos dias, que se aposentará em 2015, gerando não só uma expectativa sobre seu sucessor no “Late Show” –agora já se sabe: será Stephen Colbert–, como uma corrida para ainda ver Letterman em ação.
Se você também ainda não foi vê-lo ao vivo e estará em Nova York nos próximos meses, vai aqui um conselho: tire uma tarde da sua temporada na cidade para cumprir o que tem tudo para ser um programa inesquecível dentro do seu roteiro de viagem. E de graça.
Eu nunca tinha ido a um programa de auditório até março deste ano. A ideia de ter que reagir aos comandos de aplausos e risadas a cada corte de câmera sempre tinha me afastado deles. Abri uma exceção para o Letterman –e, olha, o faria de novo.
Com mais tempo de TV americana do que eu de vida (só à frente de programas de entrevistas noturnos são 32 anos –o mais longevo dos EUA), ele consegue transformar até entrevistas com convidados inexpressivos num papo tão interessante, que poderia ser assistido por horas. É por isso que você não precisa se chatear se tiver que escolher o dia às cegas, sem saber quais serão os entrevistados.
Mas não vou mentir: você vai ter que esperar um bom tempo na fila (mesmo com ingresso), tendo que demonstrar empolgação ao comando dos funcionários do programa, e ainda será “obrigado” a aplaudir a cada cinco minutos.
O Letterman, porém, vai recompensá-lo de outras formas. Todos os dias, antes da gravação (que é à tarde), ele reserva uns dez minutos só para bater um papo com o público. E é uma simpatia: responde perguntas, faz outras –tudo sem (aparentemente) a menor pressa. Sem contar que tudo acontece no tradicional Ed Sullivan Theater, teatro que abrigou o primeiro programa com os Beatles na TV americana, em 1964 –portanto, será também uma visita histórica.
Para participar, é preciso se increver aqui, preenchendo um formulário e selecionando três opções de datas. É necessário colocar um número de telefone dos EUA. Uma semana antes (ou menos), você receberá um telefonema da equipe do programa para escolher a data. E precisará responder a uma pergunta simples sobre o programa (não se desespere, eles vão lhe dar dicas até você acertar a resposta).
Pronto. Se der muita sorte, poderá assistir ao vivo uma entrevista memorável como essa, com a Madonna, em 1994. Ela foi um dos pontos altos de toda a trajetória de Letterman –e também é constamente citada em relatos biográficos sobre a popstar.
Aí vai um trecho, com os famosos cortes sobre a fala de Madonna, que criou alvoroço ao usar 14 vezes a “F-word” na TV aberta americana.