Footloose, 30 anos depois
22/03/14 10:52No início de fevereiro, participei de uma série de coletivas de imprensa com atores aqui em Nova York. A mais aguardada era a com o Kevin Bacon, hoje protagonista da série de suspense “The Following” –mas que, para mim, sempre será o Ren McCormack de “Footloose” (1984).
Foram 15 minutos de entrevista com perguntas sobre a série, seu personagem e a diferença entre trabalhar no cinema e na TV. Eu só queria uma pergunta, e era sobre “Footloose”.
Quando fui pegar meu gravador, que estava sobre a mesa dele, perguntei. Queria saber o que ele ainda leva do filme que o catapultou à fama.
Ele suspirou, olhou para mim e respondeu como num lamento: “Eu não me vejo mais naquele garoto”.
E seguiu: “Quando eu assisto ao meu teste para o filme nos extras do DVD [de Footloose], eu tenho que desligar e me olhar no espelho para ver se consigo ver aquele garoto. Mas eu não consigo ver mais a mesma pessoa. É menos sobre personagens, mas mais sobre o cara que eu era. É uma parte diferente da vida.” (leia matéria publicada na Ilustrada aqui)
Em entrevistas anteriores, Bacon, 55, havia dito que quase não levou o papel na época, quando tinha 24 anos, porque Dawn Steel, executiva da Paramount, achou que ele não era suficientemente “fuckable” (desculpem o termo, mas foi isso mesmo). Ele também já disse odiar quando o tema de “Footloose” começa a tocar em casamentos e todos batem palmas, olhando em sua direção e esperando que ele dê início à coreografia.
Ontem à noite, em mais uma prova de que o apresentador Jimmy Fallon consegue fazer tudo o que ele quer com celebridades (ele já fazia isso no “Saturday Night Live”, agora o faz em “The Tonight Show”), ele conseguiu colocar Bacon para dançar de novo, em celebração aos 30 anos do filme. O resultado é muito bom e pode ser visto abaixo.
O ator, que mostra estar ainda em excelente forma, se revolta com uma regra “imaginária” anunciada por Fallon de que é proibido dançar em seu programa. Ele então saca uma fita cassete com a música “Never”, e sai recriando a cena clássica do galpão. Por último, ele entra no palco do programa –é claro— ao som de “Footloose”.
Na minha humilde opinião, mesmo com dublê (obviamente há um ali), a performance toda de Bacon aos 55 é ainda melhor que aos 24. Mas deixo os dois vídeos aqui. Compare você mesmo, e veja se aquele garoto ainda está ali.