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por Isabel Fleck

Perfil Isabel Fleck é correspondente em Nova York

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"No soup for you!"

Por nyposts
10/03/14 11:00

Impossível não ver o anúncio enorme (da altura de quatro andares) anunciando: “Soup for you! [sopa para você!]”, na esquina da rua 55 com a 8a avenida, em Manhattan.

O cartaz traz a foto do iraniano Ali “Al” Yeganeh ou o “Original Soup Man”, que é o criador da rede homônima (à alcunha) e serviu de inspiração para o personagem “The Soup Nazi”, em um dos mais famosos episódios de Seinfeld, exibido em 1995.

"The Original Soup Man", na esquina da rua 55 com a 8a avenida (Isabel Fleck/Folhapress)

“The Original Soup Man”, na esquina da rua 55 com a 8a avenida (Isabel Fleck/Folhapress)

Nele, Jerry Seinfeld, George (Jason Alexander) e Elaine (Julia Louis-Dreyfus) se arriscam diante do tirano chef, vivido pelo ator Larry Thomas, para conseguir comprar “a melhor sopa da cidade”.

Obviamente, encontram problemas com as regras do lugar: escolha logo a sopa, esteja com o dinheiro em mãos e vá para a EXTREMA esquerda após fazer o pedido. Sem perguntas, sem reclamações. Tudo para manter “a fila andando”. (veja trechos do episódio abaixo)

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Cartazes em 12 idiomas exibem as regras do “soup man” (Isabel Fleck/Folhapress)

 

O mau humor do “soup man” faz parte do ritual. Não seguir as regras pode resultar na célebre frase: “No soup for you!”

Na pequena loja da “The Original Soup Man” –aberta em 1984, fechada em 2004 e reaberta em 2010—, as regras, em 12 idiomas (não em português), ainda estão lá, afixadas sobre o balcão virado para a rua.

Outra placa anuncia, como no seriado: “nos reservamos o direito de recusar o atendimento a qualquer pessoa”.

Não é possível mais ser servido por Al Yeganeh. Ele, aliás, virou figura quase mítica após o episódio e não foi visto nem na reinauguração da loja, há quatro anos. Dizem que ele vive nas redondezas, mas parece ter optado por evitar a imprensa e os curiosos desde que se viu envolvido numa disputa judicial com antigos sócios.

Em seu lugar, estão atendentes que não são exatamente simpáticos, mas estão longe de intimidar os clientes como Al. Também não há mais filas gigantescas.

Na dúvida, não perdi muito tempo escolhendo a sopa e pedi com o dinheiro já em mãos. Cometi, no entanto, o erro de não me dirigir diretamente para a esquerda da fila e, pior, de perguntar como poderia entrar em contato com o “soup man”.
“Quem?”, perguntou a atendente, já fechando a cara e fingindo não saber de quem se tratava.

“O Al Yeganeh”, repeti.

“Ele não trabalha aqui. Se quiser, volta na terça para falar com o meu chefe. Próximo!”

Depois, dando uma olhada no site, descobri que eles também têm regras para jornalistas. Algumas delas: “sem perguntas pessoais”, “sem perguntas complementares”, “só algumas perguntas serão respondidas por e-mail”, “a duração e o formato da entrevista serão definidos pelo Al”.

 

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Sopa minestrone na caneca da “The Original Soup Man” (Isabel Fleck/Folhapress)

 

Bem, ao menos não me negaram a sopa. Saí de lá com um pote de minestrone (US$ 7) e uma caneca “No soup for you”, símbolo máximo de como o iraniano soube aproveitar a fama conquistada após o episódio. Há camisetas também, e uma foto do George Costanza na parede.

Reza a lenda que o “soup man” teria banido o Jerry Seinfeld da loja alguns anos atrás. Diante do exposto, só dá para acreditar na “punição” como mais uma estratégia de marketing.

Publicidade à parte, a sopa é mesmo muito boa.

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