As infrações do prefeito
25/02/14 20:25Num vídeo gravado na semana passada por uma equipe da emissora CBS 2 em Nova York, dois SUVs pretos são flagrados passando direto por duas placas de “pare”, mudando de faixa sem sinalizar e andando acima da velocidade permitida em duas vias (veja abaixo).
Se só pelo risco a que expuseram pedestres e outros motoristas, as faltas já seriam graves, o fato de elas terem sido cometidas com o carro do prefeito e dois dias após o anúncio de um grande programa de diminuição da violência no trânsito na cidade, as tornou inadmissíveis.
O prefeito democrata Bill de Blasio, que, a princípio, não quis comentar as infrações cometidas por seu motorista (ele estava no banco da frente), saiu nesta segunda-feira em defesa da equipe do Departamento de Polícia de Nova York (NYPD), responsável por seu transporte e segurança.
“Ninguém está acima da lei. Mas há uma diferença em relação à questão de seguranca de uma pessoa que é protegida pela NYPD”, disse Blasio, que disse não se meter no trabalho da equipe da polícia.
“Eu não digo ao NYPD como eles devem fazer o seu trabalho para me proteger. Eles são especialistas, e eu respeito isso”, afirmou, em coletiva de imprensa. “Então, se em um determinado momento, eles virem uma coisa que eu não vi, eles podem agir de uma maneira que não será compreendida por mim de forma imediata –mas eles são treinados para lidar com isso.”
Vídeo com as infrações do carro de Blasio
Dois dias antes, Blasio tinha feito o anúncio oficial de seu programa para zerar as mortes no trânsito de Nova York em dez anos. Desde o início do ano, 20 pedestres já morreram em acidentes.
Durante o anúncio, o prefeito se disse “seriamente comprometido” com o plano de 63 pontos, que inclui a intensificação de multas e do uso de câmeras de trânsito (leia mais sobre o projeto aqui).
De acordo com a CBS 2, que acompanhou o comboio do prefeito na última quinta-feira, qualquer motorista comum poderia ter tido a licensa suspensa com as infrações: não respeitar a placa de “pare” duas vezes, dirigir a 64 km/h (40mph) em um limite de 48 km/h (30 mph), e a 97 km/h (60 mph) numa via de 72 km/h (45 mph). Somadas, as faltas dariam 13 pontos na carteira –dois a mais do que o limite para a suspensão.
A polêmica sobre as violações no trânsito é a última de uma série que tem assombrado os dois primeiros meses de mandato de Blasio. Nas últimas semanas, ele foi duramente criticado por decidir manter as escolas abertas durante um dia de forte nevasca e por, aparentemente, ter usado sua influência para liberar um aliado político detido por –também— infrações de trânsito.
Antes disso, o democrata foi acusado de negligenciar o Upper East Side, bairro abastado de Manhattan, na limpeza das ruas após uma nevasca em janeiro (leia mais aqui).