Beatles em Nova York
09/02/14 10:30Foi num domingo também, dia 9 de fevereiro de 1964, que John, Paul, Ringo e George estrearam num programa de TV americano, sendo apresentados assim, pelos primeiros nomes escritos na tela, enquanto cantavam “Till there was you”.
Ao aparecer a imagem de John Lennon, a legenda alertou as fãs: “Desculpem, garotas. Ele é casado”. (Ela deixaria sua mulher à época, Cynthia, por Yoko Ono três anos depois). Nem por isso, as presentes no auditório deixaram de gritar.
Os 50 anos de sua apresentação no “The Ed Sullivan Show” –que marcou o primeiro dos quatro tours da banda pelos EUA e representou o grande salto dos britânicos, então com idades entre 20 e 23 anos, para o resto do mundo— estão sendo lembrados com exposições e shows por Nova York, a partir deste fim de semana. A principal mostra vai até 10 de maio.
Dois dias antes de participarem do programa, eles tinham causado um alvoroço nunca antes visto no aeroporto JFK, em Nova York. Uma multidão de garotas histéricas os acompanhou na chegada, em frente ao seu hotel e diante do prédio da CBS, antes da gravação.
Mas apenas 728 dos 50.000 que tentaram ingressos conseguiram acompanhar no auditório o “début” dos Beatles ao vivo na TV americana. Estima-se que mais de 73 milhões de pessoas tenham assistido ao show pela televisão naquela noite.
Além de “Till there was you”, eles cantaram trechos de “All my loving”, “She loves you”, “I saw her standing there” e “I want to hold your hand”, diante de uma plateia enlouquecida. (Veja no vídeo abaixo; o show vai até o minuto 10:40).
A visita ocorreu menos de um mês após o lançamento de seus dois primeiros álbuns nos EUA –“Introducing… The Beatles” e “Meet the Beatles!”, que chegaram ao mercado com menos de dez dias de diferença, por duas gravadoras distintas.
Na principal exposição montada em Nova York para comemorar o cinquentenário da data, a mostra “Ladies and Gentlemen… The Beatles!”, o primeiro tour da banda é lembrado com uma “instalação” com microfones, remetendo à coletiva de imprensa feita com os rapazes em sua chegada ao aeroporto JFK (veja vídeo abaixo).
A exposição pode ser vista até maio na New York Public Library for the Performing Arts, seção da Biblioteca Pública de Nova York que fica no Lincoln Center. Com entrada gratuita (mas, atenção: fechada aos domingos), a exposição reúne 400 objetos sobre a banda, entre instrumentos, pôsteres, fotografias, cartas e entrevistas.
Outra mostra, na pequena Morrison Hotel Gallery, galeria no Soho especializada em fotografias relacionadas à música, traz 25 imagens da passagem dos Beatles pelos EUA em fevereiro de 64 –algumas delas inéditas. Com curadoria de Julian Lennon, filho de John e Cynthia, a exposição também tem entrada gratuita e vai até 28 de fevereiro.