Nova velha casa
07/01/14 08:00Em breve, o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, e sua família deixarão sua modesta casa em Park Slope, no Brooklyn, para morar em Manhattan. O novo endereço da família é em Upper East Side, na altura da rua 88, às margens do East River.
Blasio decidiu que, após 12 anos, um prefeito voltaria a morar na Gracie Mansion, erguida no fim do séc. 18, e considerada uma das mais antigas construções em madeira da cidade (leia aqui post sobre o “Open House”). O último a morar lá foi Rudy Giuliani, que deixou a casa quando se separou, em 2001, da então mulher, a jornalista Donna Hanover.
Ao decidir se mudar para lá, Blasio terá não só uma bela vista do rio, como um agradável parque do lado de casa –é só cruzar o portão. Parte do mobiliário original segue na residência, que foi modernizada (com vidros com proteção contra raios ultravioleta, por exemplo) sem perder o estilo colonial.
Erguida em 1799 pelo comerciante Archibald Gracie, passou por três diferentes donos antes de ser expropriada por sonegação de impostos do então proprietário.
A prefeitura a transformou, em 1910, numa parte do Carl Schurz Park, que fica ao lado. Por anos, serviu como um ponto de apoio e –pasmem– banheiro para os usuários do parque.
Foi restaurada e chegou a abrigar o Museu da Cidade de Nova York. Só em 1942 se tornou a residência oficial do prefeito, tendo como primeiro morador o republicano Fiorello La Guardia.
A partir de 2002, passou por uma nova restauração, que custou US$ 7 milhões e foi totalmente financiada por Michael Bloomberg –o mesmo que dispensou a residência oficial. Foi então transformada na “Casa do Povo”, com visitação aberta ao público. Ainda hoje, são realizados tours pela casa, e tudo indica que seguirão mesmo com a família Blasio morando lá.
Se você quiser conhecê-la na próxima visita a Nova York, anota aí: as visitas-guiadas são sempre às quartas-feiras, em quatro horários (10h, 11h, 13h e 14h). É preciso se inscrever antes, pelo site nyc.gov/gracie. A entrada custa US$ 7.