Lobby de família
04/01/14 10:30Na noite da última quinta-feira, enquanto a maioria dos estudantes de Nova York ia dormir na dúvida se a nevasca que chegara iria garantir uma sexta-feira sem aulas, um deles se adiantou e foi consultar uma fonte privilegiada:
“’Bro’, tem uma grande chance de que as aulas sejam canceladas amanhã?”
A resposta, do outro lado, foi, no mínimo, sincera:
“Estou tentando convencer o meu pai.”
O pai em questão é o novo prefeito de Nova York, Bill de Blasio, que acabou cancelando as aulas nas escolas públicas na sexta-feira por conta da nevasca.
Ao vazar a conversa do filho adolescente Dante, 16, com um amigo numa rede social, a imprensa americana não perdoou o “lobby” junto ao pai.
Mas a resposta dos Blasio veio rápida. A mãe, Chirlane, logo mandou um recado pelo Twitter, acompanhado de uma foto de uma pá para tirar neve: “Olha o que o Dante vai fazer amanhã se não for para a escola”.
Não deu outra: no fim da manhã desta sexta já circulavam nos sites de notícias fotos do rapaz com a pá nas mãos e cara não muito satisfeita, retirando a neve da frente da casa da família, no Brooklyn.
Aos jornalistas, Bill, o prefeito empossado há três dias, no entanto, saiu em defesa do filho: “Se o Dante não estivesse fazendo lobby [para perder aula], aí sim teria algo errado com ele. Ele tem 16 anos!”
Os filhos jovens de Blasio, Dante e Chiara, 19, ainda não parecem ter entendido o que a vida deles se tornou com a eleição do pai. Mas a equipe que assessora o novo prefeito sim.
Antes da pronta resposta de Chirlane e da defesa “gaiata” de Bill ao “lobby” do filho, um outro assunto bem mais sério foi tratado de forma impecável pela equipe de transição do novo prefeito: o vício da filha mais velha.
Por meio de um vídeo (aqui), divulgado na véspera do Natal, Chiara admitiu lutar contra o álcool, drogas e a depressão. A mensagem, gravada de forma até bastante leve pra um tema tão pesado, tornou algo que poderia ser negativamente explorado por opositores e pela mídia em uma bela mensagem de superação. E ainda aproximou a família de milhares de americanos que passam pelos mesmos problemas em casa.
Mas a política nem sempre vai poder ser de contenção. Chiara e Dante vão precisar aprender que agora são mais do que dois jovens comuns do Brooklyn. Amadurecer vai ser ainda mais difícil do que é para os colegas da mesma idade, porque ocorrerá em frente aos holofotes.
Não serão os primeiros –filhos de ex-presidentes e príncipes britânicos também já passaram pelo teste de fogo. Mas agora as redes sociais deixam tudo ainda mais exposto –e nisso Chiara já sai ganhando do irmão, por não ter conta no Facebook.
A sorte de Barack Obama é que Malia e Sasha entraram na Casa Branca novas o bastante para se habituarem desde cedo à blindagem. Hoje, elas têm 15 e 12, respectivamente. Mas estão crescendo, como o próprio presidente lamentou um dia desses. E ainda há mais três anos de mandato.