"Diez, nueve, ocho..."
31/12/13 21:46Enquanto eu escrevo esse post, centenas de milhares já estão se aglomerando na Broadway, entre a 43rd e a 46th, para tentar acompanhar os 60 segundos em que a icônica bola da Times Square cai para marcar a chegada do novo ano.
A expectativa é que, à meia-noite daqui (3h da madrugada em Brasília), sejam 1 milhão, entre nova-iorquinos e turistas –a grande maioria composta por estes últimos— a acompanhar o evento.
Vale lembrar que lá fora faz -1o. C e neva um pouco. A previsão é que a temperatura ainda caia mais nas primeiras horas de 2014.
Neste ano, um novo tipo de cristal Waterford foi aplicado à bola. Serão 2.688 deles refletindo lá em cima. O designer da companhia irlandesa promete que isso fará a bola brilhar mais. A conferir.
A atração principal da noite é a polêmica Miley Cyrus, que figurou em praticamente todas as capas de tabloides e revistas com retrospectivas de 2013. Definitivamente, a garota teve seu destaque no ano.
Mas o que, de fato, chamou a atenção na programação do evento de 2013-2014 foi a escolha para o responsável por conduzir a contagem regressiva: a juíza Sonia Sotomayor, a primeira latina a se tornar membro da Suprema Corte.
Alguns políticos, como o casal Bill e Hillary Clinton, já foram convidados para fazer a contagem, mas ela fica, geralmente, a cargo de celebridades. Na passagem para 2012, foi Lady Gaga quem contou. Na do ano passado, As Rockettes (as coristas do Radio City Music Hall que dançam de forma incrivelmente coordenada).
Mas com Sotomayor é um pouco diferente. É como, numa comparação grosseira, convidar um ministro do Supremo Tribunal Federal para fazer a contagem regressiva em Copacabana. Soa deslocado.
O simbolismo, contudo, é interessante. Nascida no Bronx, a filha de portorriquenhos foi a primeira indicação do democrata Obama à Suprema Corte. Nesta quarta-feira, Nova York, cidade com uma comunidade latina cada vez mais expressiva, terá seu primeiro prefeito democrata em 20 anos.
Há uma “buena onda” liberal, voltada às minorias, na cidade. E Sotomayor é um dos melhores exemplos de sucesso da comunidade hispânica nova-iorquina.
Que venha um “diez, nueve, ocho…” em Times Square.
Um bom 2014 pra todo mundo!