NY (re)vista pela primeira vez
29/12/13 22:52“A cidade vista da Queensboro Bridge é sempre a cidade vista pela primeira vez, em sua primeira louca promessa de [carregar] todo o mistério e a beleza do mundo.”
A observação é feita por Nick Carraway, de “O Grande Gatsby”, de F. Scott Fitzgerald, enquanto atravessa a ponte rumo a Manhattan.
Quando cheguei a Nova York com o objetivo de reportar o que acontece em uma das cidades mais visitadas do mundo, a primeira sensação foi a de que tudo o que acontece por aqui é notícia. A sensação seguinte foi a de que a “novidade” para mim pode já ter sido vista e comentada à exaustão por outras centenas ou milhares de pessoas.
No caso do leitor brasileiro, há ainda um agravante: o país é o terceiro que mais envia turistas a Nova York, perdendo só para os canadenses, que estão aqui do lado, e os britânicos. Falar da cidade para um público tão especializado nela torna o desafio ainda maior.
Por isso, neste blog que estreia hoje, tentarei voltar com frequência à Queensboro Bridge, para reencontrar o novo em Nova York e me encantar sempre. E a partir desse olhar curioso, levá-la a você, leitor.
A ideia deste espaço é repercutir o que é notícia na cidade, mostrar histórias interessantes e –por que não?– dar dicas de lugares e passeios pela ilha e seus arredores.
Mas também espero ir, vez ou outra, além de Nova York. O que é tema de debate no resto do país também vai ter espaço por aqui.
Nova York já me acolheu muito bem. Espero que você também se sinta bem acolhido neste blog.
Mande sugestões de pautas, de discussões ou simplesmente de lugares para visitar com uma câmera e um bloquinho em mãos.
Deixo para o leitor uma foto da Queensboro (acima), feita em maio de 2011, mas com a vista de Long Island City. A tentativa era buscar o ângulo em que Woody Allen e Diane Keaton foram fotografados em “Manhattan”, em 1979, numa das cenas mais incríveis do cinema americano.
Descobri que o poste e a árvore não estão mais por ali. E que há mais grades. Mas acho até que o resultado final não ficou tão ruim assim.